Fazendo Arte com Gustavo Rosa Fazendo Arte com Gustavo Rosa
O Projeto O Projeto

“Uma experiência para despertar a criatividade e imaginação dos participantes, proporcionando possibilidades de expressão, alegria e invenção, pelo fazer artístico.”

Esse é o objetivo deste projeto, voltado para pacientes (e seus familiares) de uma doença rara debilitante chamada Neuromielite Óptica (NMO) e inspirado pela campanha Artistry iNMOtion, da Guthy-Jackson Foundation: workshops de arte e bem-estar com foco em mindfulness, autocuidado, conexão, criatividade e autoexploração.

O “Fazendo Arte com Gustavo Rosa” foi desenvolvido e promovido em parceira com organizações da sociedade civil que acolhem e oferecem suporte para pacientes com NMO: Crônicos do Dia a Dia, NMO Brasil e Comunidade NMO. E tem o apoio social da Horizon Therapeutics.

O Projeto
O Artista
O Artista Gustavo Rosa

Desenhista, pintor, gravurista e designer, Gustavo Rosa nasceu em São Paulo em 20 de dezembro de 1946 e fez sua arte até o ano de 2013. Suas obras estão em acervos de importantes museus, instituições culturais públicas e privadas, de empresas e em coleções particulares dentro e fora do Brasil.

Gustavo Rosa pintou aproximadamente 4.000 obras e criou um universo de situações e personagens que transmitem afeto, acolhimento, alegria e alto astral.

Deu aulas para crianças com Síndrome de Down em parceria com o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, pintou telas dentro de hospitais e dizia: “quero falar com a classe médica e fazer minhas coloridas e inusitadas situações carregarem de alegria o ambiente hospitalar”.

O Igor

O INSTITUTO GUSTAVO ROSA É Casa, É Museu, É Escola, e tem por finalidade preservar, catalogar, pesquisar e iluminar culturalmente a obra do seu inspirador, promover o acesso franqueado ao seu legado virtual e físico, e desenvolver ações e experiências transformadoras que contribuam para a expressão da criatividade, o pensamento crítico e a formação humanista, com afeto, empatia e inclusão.

Criado em 2016 e preservando o ateliê exatamente como o pintor o deixou, o Instituto é guardião do mais importante acervo sobre o artista, com aproximadamente 600 obras e mais de 500 estudos, além de fotografias históricas, documentos, objetos pessoais, e 30 obras de modernistas brasileiros.

Inteiramente franqueada ao público, a instituição abriga a exposição Reencontros, que oferece uma visão retrospectiva sobre a vida e a obra de Gustavo Rosa, e recebe regularmente escolas públicas e privadas para visitas mediadas e ações de arte, educação e cidadania.

Instituto Gustavo Rosa
Galeria
Calendário